Projeto Super Ação em Miguel Pereira disponibiliza 30 computadores para o Colégio Estadual Dr° Antônio Fernandes.
Nº de atendidos: 150 crianças e adolescentes de 10 a 18 anos
Atividades Esportivas: Voleibol e tae kwon do
Outras Atividades: Apoio educacional de inglês e informática
Inauguração: 2004
O Super Ação em Miguel Pereira, RJ, é um projeto da Fábrica de Integração de Talentos (FIT), presidida pelo jornalista João Pedro Paes Leme, em parceria com o Instituto Compartilhar. Cento e setenta jovens de comunidades menos favorecidas e estudantes do Colégio Estadual Dr. Antônio Fernandes recebem gratuitamente aulas de vôlei, tae kwon do, inglês e informática.Atividades Esportivas: Voleibol e tae kwon do
Outras Atividades: Apoio educacional de inglês e informática
Inauguração: 2004
O projeto foi criado em 2004 e desde março de 2005, passou a integrar o Programa Sócioesportivo do Instituto Compartilhar. Atualmente a Olympikus é parceira do projeto, fornecendo uniformes e parte do material esportivo e de identificação para todas as crianças e professores envolvidos. As aulas de vôlei são ministradas pelos instrutores da FIT que utilizam a metodologia de iniciação ao voleibol desenvolvida pelo Instituto Compartilhar.
Hoje, o Super Ação não atende somente seus participantes e seu impacto na escola é visível. Todo o colégio foi pintado nas cores utilizadas na comunicação visual do projeto, demonstrando a valorização do espaço de aula pelos próprios alunos, professores e comunidade. O laboratório de informática disponibiliza seus 30 computadores para todos os 1.200 alunos da escola e em 2008 uma reforma da biblioteca e a construção de uma sala de leitura foram possibilitados pelo projeto por meio de uma parceria com a Editora Sextante.
Entrevista com o jornalista e presidente do projeto João Pedro Paes leme:
P – Conte um pouco sobre o projeto Super Ação:
R – O projeto Super Ação é algo que faz muito bem a minha alma mas que eu sinceramente não o criei para fazer bem a minha alma e sim a alma das pessoas que participam dele; foi criado para dar oportunidades as pessoas que não tiveram as oportunidades que eu tive. Não é que eu tenha peso na consciência de ser uma pessoa bem sucedida, eu quero que cada vez mais pessoas possam ter isso. O Super Ação atende a mais de mil crianças em um laboratório de informática montado em uma escola pública onde eu estudei.
P - Um Recado para os jovens de Miguel Pereira:
R – Que eles se sintam mais capazes de realizar seus sonhos. A essência disso, que as vezes vira retórica, diz que todos são capazes de realizar. Nunca dê limites aos seus sonhos. As pessoas precisam saber que precisam de tempo para ler, para estudar.
Quadra Esportiva do Colégio Estadual Dr. Antônio Fernandes
Rua Bonifácio Portela, nº 2
Centro - Miguel Pereira/RJ - CEP 26.900-000
Coordenador:
Fernando Macedo Soares Rubino de Azevedo
Professor:
Álvaro Pajoré Ferreira (voleibol)
Rua Bonifácio Portela, nº 2
Centro - Miguel Pereira/RJ - CEP 26.900-000
Coordenador:
Fernando Macedo Soares Rubino de Azevedo
Professor:
Álvaro Pajoré Ferreira (voleibol)
Falvia achei excelente sua reportagem,o colégio Antonio Fernandes foi berço da maioria de todos nós,inclusive João Pedro era da minha turma.Um grande abraço.
ResponderExcluirO que muitas vezes falta na vida das pessoas são oportunidades que a motivem e a puxem para frente. Nossas crianças e nossos jovens precisam ser valorizados e precisam de projetos, como este, que promovam oportunidades, segurança, motivação, alegria de viver e de compartilhar. Esse tipo de participação faz com que as pessoas acreditem em seus valores pessoais, em sua potência e no valor do coletivo do qual integram.
ResponderExcluirGostei muito do seu blog e de sua notícia...
Bjs.
Flávia sua notícia é show. Eu sabia que existia um projeto sendo desenvolvido, porém não tinha uma noção de como estava sendo realizado. Muito bom.
ResponderExcluir